Blog
8 de outubro de 2020

Tira as calças e Pisa em Cima

TIRA AS CALÇAS E PISA EM CIMA Sem querer ser saudosista, apenas remetendo às minhas memórias de infância, quando uma criança e ficava furiosa em motivo aparente ou compreensível para os adultos, me permitiam ficar nesse estado de nervos e diziam: “está com raiva, tira as calças e pisa em…
Blog
8 de outubro de 2020

Cuidando-se Integralmente

Gostaria de dividir minhas experiências em consultório de psicoterapia e em aulas, nos cursos com pessoas mais velhas, com quem tenho a maravilhosa oportunidade de caminhar em meu trabalho, lidando com o ser integral, que engloba: o físico, o emocional e o mental, coroando-os com a espiritualidade ou a fé…
Blog
22 de setembro de 2020

Apostas, tentativas, Insistência e Intuição

Quais são as bagagens dos pais? Os pais (mãe/pai) chegam à maternidade providos de suas bagagens, suas histórias de vida: seus repertórios, suas vivências, seus sentidos, suas intuições, percepções, sensações, conhecimentos e memórias. Os médicos chegam providos de seus conhecimentos técnicos a respeito das estatísticas de modos de funcionamento, divididos…
Blog
22 de setembro de 2020

Idade é documento

Uns dos meus melhores amigos da minha vida foi o meu avô. Tínhamos 60 anos de diferença de idade. Ele trabalhou até seus 89 anos tendo que omitir e, às vezes, mentir sua idade como cantor profissional em corais para casamentos, celebrações e missas. Sim, um judeu convicto que trabalhou…
Blog
22 de setembro de 2020

Escreva com afeto nas Redes Sociais

Quando surgiram as Redes Sociais (a partir da metade dos anos 2000) a ideia era muito bonita. As Redes pretendiam ser plataformas globais de troca de conhecimentos e relacionamentos. A possibilidade de alguém escrevendo em Osasco ser lido em Nairóbi fascinava. Finalmente, todos puderam ser autores e distribuidores de suas…
Blog
22 de setembro de 2020

Segurança Digital da família na web

A pandemia provocada pelo Covid-19 forçou o planeta inteiro a abraçar o mundo digital abruptamente. Os professores, pais, familias e crianças, tiveram que enfrentar os desafios dessa nova tarefa. Poucos estavam preparados para uma vida via plataforma 100% digital, tanto no trabalho como na escola e fomos “obrigados" a fazê-lo…
Blog
8 de setembro de 2020

Dois dedos, parágrafo

Escreva. Depois, com distanciamento, leia seu texto como se não fosse você que tivesse escrito. Tenha um olhar crítico. Corrija-se. Edite. Apenas depois disse dê um destino a ele. Veja quantos processos estão implicados nessas frases curtas:   Primeiro, você tem que ser alguém, e isso já não é pouco!…
Blog
27 de agosto de 2020

Aguarde, atualizando

Aparelho que não se atualiza torna-se incompatível com as novidades do sistema: isso vale de celulares às pessoas. Vou começar explicando pelos celulares, não sou boba! São muito mais simples que pessoas. A base dos sistemas se atualizam automaticamente, sem que haja desejo ou demanda. Daí o celular pergunta para…
Blog
27 de agosto de 2020

Autonomia e crianças

Muito tem se falado de oferecer autonomia para as crianças. Afinal, do que exatamente estamos falando? É para deixar as crianças fazerem livremente suas atividades escolares em frente ao computador? Realizarem tarefas? Organizarem o tempo? Colocarem em ordem de prioridade o que devem fazer? Ou o que querem fazer? Será…
Blog
30 de junho de 2020

Cada um no seu quadrado

Conheço diversos sujeitos que não gostam nem nunca gostaram de ser o centro dos acontecimentos, de ter o foco para si. Não gosta de tirar fotos, de cantar parabéns no dia de seu aniversário, de fazer grandes festas para si. Se pudesse se esconderia debaixo da mesa. Não tira “selfies”,…