fbpx

Seu filho tem hora para comer?

Seu filho tem hora para dormir?

Seu filho faz os próprios horários, exclusivamente, por livre demanda?

Ter rotina é fundamental. É organizador para o desenvolvimento físico e mental.

Bebês e crianças pequenas, sobretudo, organizam seu corpo de acordo com suas demandas físicas, basicamente: fome , sono, xixi/cocô.

Criar um ritmo de fome-saciedade, sono-descanso, cólica-evacuação é estruturante para o alívio das tensões, para a confecção de espaços e tempos seguros, para a dupla mãe-bebê, ou cuidador- bebê.

Vamos nos lembrar que o termo, organização tem origem da palavra organu, do latim, que quer dizer: dar ordem aos órgãos.

Estabelecer rotinas, significa ter uma “ordem matriz” de acontecimentos na vida da criança e da família, para que possamos flutuar em torno dela e fugir de vez em quando dela.

Ter rotinas nos permite notar quando algo não vai bem pela quebra, através de manifestações como: alteração de ritmo, humor e disposição.

Diante de uma falta de possibilidade de comunicação do bebê/ criança pequena em nomear, identificar e comunicar quando algo não vai bem, a rotina organiza não só o corpo do bebê, mas as interpretação e leituras que o adulto/cuidador faz dele.

Comer e dormir são grandes termômetros de bem-estar físico e mental do bebê e da família.

Fiquemos atentos para esses sinais.

 

Malka B. Toledano

Fonoaudiologa e Psicanalista

malka@projetonish.com.br

nish

Author nish

Mais posts de nish

Deixe uma resposta